Header Ads

Sessão com filme cubano: Conducta


O jovem Chala tem um comportamento problemático. A única pessoa que ele respeita é a professora, Carmela. Enquanto a relação entre eles aumenta, os dois passam a ser perseguidos na escola.

Descrição simples para uma obra tão rica do cinema cubano. Conducta é um filme de 2013 produzido pelo ICAIC, foi destaque em todos os festivais que passou.

Demonizar: o primeiro passo para se deparar com o demônio. Em uma escola do ensino fundamental de Havana, em Cuba, um menino de 11 anos está sempre às portas de uma escola de conduta – a versão cubana de um centro de correção infantil. 

Chala, filho de uma jovem mulher viciada em drogas e álcool, apronta de tudo: cai na briga durante o recreio, joga cartas durante a aula, dá respostas atrevidas e, num ato que extrapola a tutela escolar, se joga ao mar com um rival para disputar uma corrida a nado e ver quem pode mais. 

Para tudo, Chala – com o carisma de um contraventor de bom coração – tem justificativa, que pode vir de sua boca ou não. Mesmo assim, todos o tratam como um delinquente, inclusive sua mãe. A exceção é sua professora, a sábia Carmela.

Esse é o filme que exibiremos sábado, 29 de julho na  Filmoteca Acreana às 19h.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.