Header Ads

POMPOKO - A GRANDE BATALHA DOS GUAXININS


Fato histórico real: Nos anos 50 os Estados Unidos, com medo de perder espaço no Oriente para a União Soviética em meio à Guerra Fria, decidiu usar o Japão como pivô do capitalismo. O mesmo país que 10 anos antes havia sido arrasado por duas bombas nucleares teria sua economia restaurada e seu espírito de luta renovado. Com a influência americana, o Japão viveu um período de 35 anos de crescimento jamais repetido por nenhuma outra nação no século XX.

Esse progresso todo, no entanto, custou um preço. E é aí que entramos em mais uma fantasia do Studio Ghibli, que por um acaso é mais atenuada com a realidade do que poderíamos imaginar. Uma grande família de tanukis (guaxinins) se vê em risco de extinção ao passo em que o grande progresso japonês destrói o seu habitat natural. Crises de fome e brigas familiares se prolongam até que, enfim, todos se unem em prol de enfrentar o inimigo comum: o homem.

Neste mês dedicado ao Studio Ghibli, não podemos esquecer de nos manter atualizados com os fatos e datas importantes do nosso cotidiano. E em plena crise ambiental, na semana de 5 a 11 de Junho em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, não poderíamos deixar de exibir PomPoko - A Grande Batalha dos Guaxinins (1994), dirigido por Isao Takahata, aclamado por sua forte mensagem em prol da sustentabilidade ambiental. 

Esperamos vocês neste sábado dia 10, às 19h, na Filmoteca Acreana.

Texto: Samuel Alves


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.