Header Ads

6 filmes que nos fazem refletir sobre o universo

Nosso universo tem 10 trilhões de galáxias descobertas, cada galáxias com desconhecidos números de planetas. Dessas apenas 10% podem ser observadas com nossa tecnologia. É um universo muito grande do qual não sabemos de quase nada. É realmente possível acreditar que estamos sozinhos?
Com essa premissa, fizemos uma lista de 6 filmes que nos fazem refletir sobre o universo, vidas em outros planetas, sobre quem somos e porque estamos aqui. Vem conferir:

·         Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

 

   Ao retornar para a Terra, uma nave comercial recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao saírem para investigar, a tripulação da Nostromo se depara com estranhos objetos e um tripulante é atacado por um ser alienígena. A obra prima de Ridley Scott se tornou marco para o cinema de terror especial e aborda questões como sexo, vida, morte e criação.

·         Interestelar (2014)

 

Com um planeta Terra morrendo e já sem recursos naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de procurar planetas com condições de receber a vida humana. Lançado com uma premissa simples, o filme de Christopher Nolan se revela complexo ao explorar temas como a fragilidade do tempo e as emoções humanas.

·       Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)

 

Roy Neary, eletricista e pai de família, vê uma luz intensa em uma estrada deserta. Jilian Guiler teve seu filho abduzido por seres espaciais. Junto com eventos estranhos acontecendo em nível mundial, os dois se tornam obcecados por descobrir a verdade. Com a presença de nada menos que François Truffaut (diretor expoente da Nouvelle Vague) fazendo uma ponta como ator, o filme explora como seria o primeiro contanto entre seres extraterrestres e humanos.

·         2001: Uma Odisseia no Espaço

 

Desde a pré-história um estranho monólito negro emite sinais que interferem no planeta Terra. Milhões de anos depois, um grupo de astronautas embarcam na nave Discovery, controlada pelos sistema HAL 9000, rumo a Júpiter para investigar o enigmático monólito. Adaptado do conto “A Sentinela” por Stanley Kubrick, a obra é considerado um dos melhores e influentes filmes do século.

·        Solaris (1972) 

 

Solaris é um planeta composto por um grande oceano que vem sendo estudado há décadas e inaugurou um novo ramo científico: a solarística. A estação espacial que orbita Solaris vem presenciando estranhos casos e um psicólogo é mandando para averiguar a situação. O filme de Andrei Tarkovsky foi elogiado por Akira Kurosawa e é objeto de diferentes interpretações. Explorando temas como memória, humanidade, o próprio inconsciente, “Solaris” divide opiniões entre os telespectadores.

·         Contato (1997)

 

O filme é baseado no conto de Carl Sagan de mesmo nome. Na história, a Dra. Eleanor Arroway, cientista que dedicou sua vida a busca por vida extraterreste, descobre um sinal vindo da estrela Vega. Tal sinal contém diversas informações, entre elas, instruções para a construção de uma nave espacial. A partir daí, começa a luta de Eleanor para construir a nave e ser escolhida como tripulante. Tendo como mérito ser uma história escolhida pelo próprio Sagan, o filme coloca em pauta as divergências entre religião e ciência, o racional e o irracional. 

Indaiá Mattos, Opiniões

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.