Header Ads

Circunstância


Não se engane. A história de Atafeh e sua melhor amiga Shireen não é uma história de amor. O romance dessas duas adolescentes que estão descobrindo sua sexualidade em meio a cultura do cenário undergroud de um Teerã conservador e machista é apenas o pano de fundo para uma história bem mais profunda no filme "Circunstância". Da roteirista e diretora, Maryam Keshavarz,  o longa-metragem será exibido neste sábado (25) na sessão do cineclube Opiniões, na Filmoteca Acreana, anexa a Biblioteca Pública.

A vida das duas adolescentes, que estão descobrindo um carinho que vai além da amizade uma pela outra, modifica-se com a chegada do irmão de Atafeh, que volta da reabilitação de drogas e se converte ao islamismo. Ele fica obcecado por Shireen  e logo o conflito entre os dois irmãos, que antes eram confidentes, vira um triângulo de suspense, vigilância e traição.

Mas o maior trunfo do filme seja discutir todos os tipos de violência que uma mulher pode sofrer, seja em um país conservador como o Irã, seja no ocidente. As dificuldades que passam Atafeh e Shireen durante o filme e a forma como são tratadas não se diferem muito das violências sofridas por mulheres em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Talvez por isso, em meio o romance proibido acaba sendo uma esperança e um refugio para as duas adolescentes, tal como as festas que frequentam em na noite Iraniana. Como qualquer jovem. A cultura entre o Irã e o Brasil, mesmo com o véu, acaba não sendo tão distante, afinal.


PORTANTO, NÃO SE ESQUEÇA!

QUANDO: Dia 25 de maio (Sábado)

ONDE: Filmoteca Acreana (Biblioteca Pública)

HORAS: 19h!

TRAILER: 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.