Header Ads

Incêndios



A busca pelo passado da mãe vai fazer com que os gêmeos Jeanne e Simon conheçam a intensa história do Oriente Médio nas últimas quatro décadas. Essa é a história do complexo "Incêndios", um filme canadense de Denis Villeneuve que será exibido neste sábado no Cineclube Opiniões, na Filmoteca Acreana a partir das 19h.

Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim) são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Eles vão ao escritório do advogado para ler o testamento e descobrem que a mãe pediu parar ser enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que haja qualquer lápide em seu túmulo.

Ela deixa dois envelopes, um a ser entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Apenas após a entrega de ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será possível colocar uma lápide. Só que Jeanne e Simon nada sabem sobre a existência de um irmão e acreditavam que seu pai estava morto. Este é o inicio de uma jornada em busca do passado da mãe que vai levá-los a Palestina.

O rapaz não se interessa em descobrir o paradeiro do irmão desconhecido, mas sua irmã gêmea vai em busca do passado da mãe e descobre, durante a viagem, que a progenitora era uma guerrilheira, matou um político importante e teve os gêmeos na prisão. Com 100 personagens, a história se passa em diferentes períodos históricos. O país, a guerra, a época histórica ou os acontecimentos específicos não são nunca nomeados, mas fazem referências aos vários acontecimentos do Oriente Médio ao longo das quatro últimas décadas.


Filmado na Jordânia, Incêndios fala das guerras da década de 60, do obscurantismo religioso e dos refugiados, mas é também um filme sobre os filhos de imigrantes, nascidos em países estrangeiros que não conhecem a cultura dos pais, e, em determinado momento, se perguntam qual é a sua identidade. Daí a metáfora do incêndio: ruínas, apenas pequenos restos de algo que foi destruído. 




PORTANTO, NÃO SE ESQUEÇA!

QUANDO: Dia 23 de fevereiro (Sábado)

ONDE: Filmoteca Acreana (Biblioteca Pública)

HORAS: 19h!

TRAILER: 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.