Header Ads

Dia Internacional da Animação

Cineclube Opiniões promove o Dia Internacional da Animação!



Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data que, em 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. E Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.


Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Haverá exibições em mais de 200 cidades do país tendo como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores, o acesso a essa arte cinematográfica, bem como institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

No Acre, a cidade de Rio Branco recebe a mostra pelo 5º ano, e em razão do segundo turno das eleições municipais que aconteceram em 50 cidades de todo o País, inclusive a nossa, a Mostra do Dia Internacional da Animação será no dia 03 de novembro (sábado) na Filmoteca Acreana, a partir das 14h sessão com audiodescrição, 15h sessão com transcrição, 16h sessão infantil e 19h30min mostra oficial do Dia Internacional da Animação.

Além das exibições da Mostra Oficial, acontecerão várias atividades no decorrer do dia, como a Mostra Especial para deficientes visuais, Mostra para deficientes auditivos, Mostra Infantil, oficinas, debates e exposições. A realização do evento no Brasil é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e a produção local é do Cineclube Opiniões, com apoio do Grupo Rabisquêra. A mostra conta com o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.




Serviço

O que? Dia Internacional da Animação
Quando? 03 de novembro (sábado)
Onde? Filmoteca Acreana 
Horários: 14h sessão com audiodescrição, 15h sessão com transcrição, 16h sessão infantil, 17h oficina de desenho com Rabisquêra, 19h30min mostra oficial.
Entrada franca!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.