Header Ads

Salvador




Neste sábado o Cineclube Opiniões exibe o filme “Salvador”, lançado em 2006 e dirigido por Manuel Huerga, que conta a história, baseada em fatos reais, do militante, assaltante de bancos e anarquista Salvador Puig Antich (Daniel Brühl). Integrante do grupo Movimiento Ibérico de Liberación, cuja prisão em 1974 instalou uma polêmica que ajudou a decretar o fim da ditadura franquista e o retorno da democracia ao país. A exibição acontece às 19h na Filmoteca Acreana (anexo da Biblioteca Pública).


O jovem universitário Salvador Puig Antich adere os ideais anarquistas para se opor ao governo ditatorial de Francisco Franco. Salvador e um grupo de amigos passam a assaltar bancos para fazerem justiça social, investindo o dinheiro roubado para ajudar os grevistas e produzir material publicitário contra o governo franquista. 
O grupo posteriormente é chamado de Movimento Ibérico de Libertação (MIL), onde o jovem estudante acaba sendo um dos principais articuladores. Mas uma emboscada da polícia espanhola gera um grande conflito que ocasionará na morte de um policial e condenará Salvador a pena de morte. Resta a ele, seus familiares e amigos tentarem recorrer na justiça para mudar o destino do rapaz.
O filme trabalhar o tripé das relações entre família, política e sociedade, ao mesmo tempo em que tenta explicitar as diferentes mentalidades sociais, ou seja, como pessoas que estão vivendo num mesmo período histórico, de baixo do mesmo governo, do mesmo sistema econômico e político, se posicionam de forma tão diferenciada. 

PORTANTO, NÃO SE ESQUEÇA!

QUANDO: 
Dia 29 de setembro (Sábado)

ONDE:  Na Filmoteca Acreana (Anexo a Biblioteca Pública)

HORAS: 19h

TRAILER:


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.