Header Ads

Valsa com Bashir


Nem sempre as vítimas de uma guerra são só aquelas que estiveram do lado derrotado. É assim que o israelense Ari Folman define sua produção, “Valsa com Bashir”, filme que será exibido neste sábado, 22, na Filmoteca Acreana, a partir das 19 horas.

O filme tenta retratar a história de um ex-combatente da Guerra do Líbano de 1982 – o próprio Ari Folman, que serviu ao Exército de Israel e participou como soldado da invasão ao Líbano. O tempo passa, porém, Folman passa não lembrar mais do período da guerra, razão esta que faz o mesmo ir ao encontro de seus colegas na tentativa de recuperar suas memórias, que apesar de apagadas, deixaram profundas cicatrizes, como o massacre de refugiados palestino em Sabra e Shatila.

Por ser uma junção de animação e documentário, sobretudo pelo tom autobiográfico na narrativa que envolve guerra, o longa acaba parecendo com o filme “Persépolis” da iraniana Marjane Satrapi, que também conta suas memórias em forma de desenho animado. No entanto, “Valsa com Bashir”, apesar de o diretor ser israelense, o roteiro não perdoa nenhum dos lados – os dedos apontam para todos os lados, mostrando os absurdos que um contexto belicista pode fomentar.


PORTANTO, NÃO SE ESQUEÇA!


QUANDO:
Dia 22 de outubro (Sábado)

ONDE: Filmoteca Acreana (Anexo Biblioteca Pública)

HORAS: 19 Horas!

TRAILER:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.