Header Ads

Cidadão Kane


Atenção cineclubistas!

Orson Welles vai invadir as telas do Opiniões com seu histórico e imortal “Cidadão Kane”, lançado em 1941 e tido como um dos maiores filmes da história. O filme conta a história de Charles Foster Kane, um magnata da imprensa norte-americana. A trama percorre desde sua infância até sua morte, por meio de entrevistas feitas por um repórter a pessoas que haviam convivido com ele. Porém, o foco central das entrevistas, é descobrir o significado das últimas palavras que o magnata havia pronunciado.


O lançamento do filme foi marcado por polêmicas: a figura de Charles Foster Kane atingiu magnatas americanos que se sentiram ofendidos pela suposta representação que estaria sendo feita deles no filme.

Porém, o que realmente fez de Cidadão Kane um marco do cinema foi o domínio que seu diretor tinha da linguagem cinematográfica.

Welles criou uma nova forma de se fazer cinema: entrecortar o enredo com flashbacks, utilizar a profundidade das cenas, montar contrastes impressionantes entre o claro e o escuro. Essas e muitas outras são inovações que talvez hoje passem despercebidas nos filmes modernos, mas só começaram a existir depois de Cidadão Kane.


O filme critica a manipulação das informações pelos órgãos oficiais e pela própria imprensa, além de questionar os valores pessoais dos repórteres, quando o "furo" de reportagem tem um peso muito maior que o objeto de que se está tratando.


PORTANTO, NÃO SE ESQUEÇA!


QUANDO: Dia 09 de julho (Sábado)

ONDE: Filmoteca Acriana (Biblioteca Pública)

HORAS:
19 horas!

QUANTO: O quanto você quiser!

TRAILER:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.