Header Ads

Dá pra fazer no Cineclube Opiniões


Depois de intensas movimentações e discussões no movimento audiovisual acriano, Cineclube Opiniões vem mais uma vez convidar todos aqueles interessados na sétima arte para exibição e discussão do filme, “Dá pra fazer”, de Giulio Manfredonia. Sábado, 25 de junho, na Filmoteca Acriana, a partir das 19 horas!


Dá pra fazer é composto por fatos reais e que retrata um pouco da história das cooperativas que surgiram na Itália, após o movimento da luta anti-manicomial iniciado por Franco Basaglia e do fechamento dos hospitais psiquiátricos.

O filme conta o dilema do sindicalista – Nello, que depois de expulso do seu sindicato, por conta de seu livro com “idéias muito avançadas”, é remanejado para uma cooperativa em um manicômio. Nello passa então a ter uma função de organizar uma cooperativa de trabalho onde cada um dos pacientes irá exercer uma função na cooperativa.

No entanto, o que era pra ser apenas uma recreação receitada pelos médicos acaba virando um trabalho de verdade e levado a sério por Nello. Nesse momento gera-se um conflito entre o médico do manicômio e Nello que é acusado de iludir os pacientes com a proposta de um “trabalho de verdade”.


Apesar do filme não escapar das amarras “clichê”, não devemos nos esquecer que se baseia em uma história real de várias cooperativas em manicômios que funcionaram na Itália e que por isso deve ser levado em conta, não só pelo riso que vai correr solto, mas por sua capacidade de apresentar um mundo diferente visto pelas retinas das pessoas ditas “normais”.


PORTANTO, NÃO SE ESQUEÇA!

QUANDO: Dia 25 de junho (Sábado)

ONDE: Filmoteca Acriana (Biblioteca Pública)

HORAS: 19 Horas!

QUANTO:
O quanto você quiser!

TRAILER:

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.