Header Ads

A Onda vem com tudo no Opiniões!


Dando continuidade as exibições e discussões do Cineclube Opiniões, sábado dia 9 de abril, exibiremos o filme “A Onda”, longa-metragem mostra como o totalitarismo pode florescer mesmo com as “melhores das intenções” de quem se deixa levar pela intolerância.


Adaptado do ensaio The Third Wave (A Terceira Onda), do professor de História Ron Jones, no qual relata sua experiência numa escola da Califórnia (EUA), em 1967, na tentativa de explicar na prática como Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha.

O filme do diretor alemão Dennis Gansel transfere sua experiência para a Alemanha atual e analisa o comportamento de um grupo de colegiais quando passa do estudo da Autocracia para o exercício do poder através da violência, mostrando como é possível a criação de doutrinas ideológicas em sala de aula, não só no passado, mas atualmente.

Tudo acontece em uma semana de aula onde o professor e seus alunos criam o movimento “A Onda”, tudo a partir de normas de conduta, espírito coletivo, disciplina e a busca de um bem maior.

É interessante ver como pode reagir o comportamento das massas e como esta se torna suscetível ao surgimento e crescimento de regimes desta natureza, principalmente em tempos de governos ditadores em conflitos e intervenções militares com está natureza, sendo uma boa oportunidade para refletir e discutir os perigos que residem nas ideologias presente no mundo contemporâneo e os perigos que podem representar.



Portanto, não se esqueça!

Onde: Filmoteca Acriana (Anexo Biblioteca Pública)

Quando: Dia 09 de abril (Sábado)

Horas: 18 horas

Quanto: GRATUITO!


TRAILER

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.